Por: Kadu Marques
“Jeitinho”, expressão brasileira para um modo de agir informal amplamente aceito, que se vale de improvisação, flexibilidade, criatividade, intuição, etc., diante de situações inesperadas, difíceis ou complexas, não baseado em regras, procedimentos ou técnicas estipuladas previamente. “Dar um jeito” ou “Dar um jeitinho” significa encontrar alguma solução não ideal ou previsível. Por exemplo, para acomodar uma pessoa a mais inesperada em uma refeição, “dá-se um jeitinho”.
O “jeito” ou “jeitinho” pode se referir a soluções que driblam as normas, ou que criam artifícios de validade ética duvidável.
Pensando nisso o Ministério Público do Distrito Federal lança nesta quinta-feira (19) a campanha “O que Você Tem a Ver com a Corrupção?” em escolas públicas de Brazlândia. O evento, que tem como objetivo sensibilizar professores será realizado no Centro de Ensino Médio nº 1 de Brazlândia e terá a participação de 500 docentes.
O promotor de Justiça Paulo Vinicius Quintela de Almeida, coordenador da campanha, diz acreditar que a iniciativa cumpre um papel importante na educação dos jovens. “Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre a atuação preventiva na formação das futuras gerações e provocar mudanças positivas no comportamento ético dos alunos”, afirma.
As ações ocorrem em dois turnos, com início às 9h30 e às 14h30. Os educadores receberão conteúdo pedagógico para orientar crianças e adolescentes sobre o tema.
Fonte: Ministério Público do Distrito Federal
G1