UTILIDADE PÚBLICA: COTIA-SP: Entra na luta de conscientização da doação de medula óssea

Por: Kadu Marques

10931233_1580201808882396_3521370308083912297_n

Todos por um, unidos somos fortes

É importante lembrar a importância de um gesto que pode representar a oportunidade de vida para muitas pessoas. A doação de medula óssea, que é um tecido, é uma doação inter-vivos que pode ser feita de forma simples, esta é uma campanha voltada á informar a população sobre este tipo de transplante. Alertando a população quanto à facilidade que é a doação de medula óssea, e para se cadastrar é simples. Não há fila por um doador, os dados do paciente que precisa de um transplante são inseridos pelo médico no sistema, que cruza os dados até encontrar um doador compatível. Localizado, o doador passa por avaliação pré-operatória detalhada e o (Inca) providencia um leito para a punção, que poderá ter que ser feita em outra cidade ou estado. O transplante é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, sob anestesia geral, e requer internação de um dia. Punções com agulha aspiram á medula nos ossos posteriores da bacia, retirando no máximo 15% do tecido. A recuperação leva alguns dias.

Esta campanha visa ajudar o pequeno Luan Araújo, de apenas 2 anos, precisa urgente de um doador de Medula Óssea.

luanz

Ajudem quem precisa de ajuda

Ele tem “Aplasia medular” e passa boa parte dos seus dias entre sua casa, em Cotia, e o hospital, onde recebe transfusões de sangue enquanto aguarda pelo transplante. Mas para que o transplante aconteça, é preciso encontrar um doador de Medula Óssea compatível. Para isso, a família criou em 2014 uma comunidade no facebook chamada“Juntos pelo Luanzinho”.

Para ajudar o Luan e tantas outras pessoas que aguardam pelo transplante, no próximo sábado, dia 07 de fevereiro, das 8 às 17 horas, a OAB Cotia vai sediar um mutirão de solidariedade, para o cadastro de doadores de Medula Óssea. O exame de compatibilidade é feito por meio da coleta de sangue (de qualquer tipo). Se o doador for compatível, ele será contatado. Para doar, basta ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde.

10933715_768248259924051_4836752120817651177_n

Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1015. Cotia – SP

Aplasia Medular
Aplasia medular é uma doença caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. Nesta doença o indivíduo não é capaz de produzir de forma satisfatória hemácias, plaquetas e leucócitos, que são as células que compõem o sangue. Ela causa infecções frequentes devido à diminuição das defesas do organismo.

A aplasia tem cura, entretanto, nos casos mais graves, quando os medicamentos imunossupressores e as transfusões de sangue não são suficientes para curar a aplasia,  é necessário um transplante de medula óssea.

Serviço
Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea
Sábado – dia 07 de fevereiro – das 8 às 17 horas
Local: OAB Cotia – Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1015

Fonte:  Fau Barbosa do Portal Viva Cotia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s