O governador anunciou na manhã desta terça-feira (27) 21 medidas para economizar R$ 200 milhões até o final do ano e aumentar em R$ 400 milhões a arrecadação de impostos na capital. Entre as medidas a serem adotadas estão a redução de cargos comissionados, o corte de gastos com carros oficiais e aluguéis de imóveis, diminuição da estrutura administrativa e fim da isenção do IPVA para carros 0 km.
Esta é a parte em que o governo se comprometeu a administrar a crise do GDF, que pelo visto ele vem cumprindo com aumentos de impostos, e as demais promessas como resolver este impasse?
Promessas de Campanha
Transparência
O governador prometeu criar no primeiro ano do mandato um conselho de transparência composto por membros da sociedade civil e tornar público o orçamento. Segundo Rollemberg, a população vai poder acompanhar os gastos do governo e todos os contratos envolvidos graças a painéis instalados pelo DF.
Transporte Público
Rollemberg prometeu que irá implementar o “bilhete único”, que permite acesso a todo o transporte público do DF, incluindo ônibus e metrô, pagando somente uma passagem. Também disse que o tempo de espera entre cada viagem será menor no governo dele. Para o governador do PSB, mobilidade urbana é direito do cidadão, e por isso, irá expandir o metrô. Outra promessa envolvendo vagões, e a criação de um trem de passageiros entre Brasília e Luziânia, em Goiás.
Educação
Na educação Rollemberg, prometeu implementar a escola em tempo integral, com novas escolas e melhores salários para professores. O político do PSB disse que fará revisão curricular e construir 369 creches no DF.
Segurança Pública
O governador se comprometeu em melhorar salário de policiais militares e bombeiros e colocar mais policiais nas ruas. Disse que iram efetivar mais 2 mil agentes comunitários. Também afirmou criar políticas e cursos de qualificação profissional para jovens, com alternativas de esporte e lazer. Isso, em cidades bem iluminadas e preservadas: “Sem matagais”.
Investimentos
Investir em tecnologia, inteligência e informação, segundo Rodrigo Rollembeg, é prioridades do governo.
Administradores regionais
Rollemberg garantiu que no governo dele, a população que vive em uma região administrativa terá a oportunidade de escolher, graças a eleições diretas, o administrador local seguindo critérios como ser morador da cidade e ter ficha limpa.
Em campanha era possível saber por parte de sua equipe de coordenação que já existia uma crise instalada no GDF, na campanha muitas promessas mirabolantes foram ditas e reafirmadas á população do Distrito Federal. Hoje 28 dias após assumir o governo o que se vê é aumento dos impostos, pacotes e medidas prejudiciais a população e a incompatibilidade de realizar e cumprir as tais promessas.
Por: Kadu Marques