A nove meses das Eleições 2014, foi dada a largada das pré-candidaturas aos diversos cargos que serão elegíveis em outubro, e a #REDE Sustentabilidade, agremiação de Marina Silva, também começa a se articular para lançar alguns nomes na corrida ao Senado.
Durante o Terceiro Encontro Estadual da #REDE São Paulo, ocorrido em 18 de janeiro, um grupo de militantes passou a defender que o partido tenha candidato próprio ao Senado. Da reunião, o nome do educador Mateus Prado surgiu como um dos possíveis indicados, e os defensores da ideia já iniciaram um movimento para recolher assinaturas favoráveis a esta pré-candidatura.
O grupo se reunirá com Mateus Prado no dia 03 de fevereiro para apresentar as assinaturas recolhidas e iniciar conversas sobre uma possível plataforma de campanha. Ele atualmente tem uma filiação solidária junto ao PSB, em consonância com todos os outros membros da #REDE, uma vez que o partido não pôde ser oficializado a tempo para lançar candidatos pela própria legenda.
Em defesa à pré-candidatura de Mateus Prado, os simpáticos à ideia afirmam que ele possui as condições políticas, intelectuais e pessoais necessárias para assumir o cenário político no Senado Federal como representante de um dos principais Estado da Federação Brasileira